quarta-feira, 7 de agosto de 2013

I Colóquio Internacional Discurso e Mídia na Amazônia – DCIMA é oficialmente aberto




Orquestra de Violoncelista da Amazônia 

Para falar neste primeiro dia de evento internacional sobre “Apropriações e Regimes de Visualidade” no qual propõem analisar produtos visuais e audiovisuais que chegam a partir de diversos meios de distribuição da informação, nada melhor que começar o colóquio ouvindo a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia. 

Criado em 1998 pelo Prof. e Dr. Áureo de Freitas, é a única orquestra profissional com músicos na categoria juvenil e com repertório musical que vai do clássico ao popular, do  rock metal ao pop. A contemporaneidade musical anuncia a proposta  do dcima.   

Netília Seixas, Ivânia Neves, Emmanuel Zagury Tourinho e Fátima Pessoa
Após a apresentação da orquestra foram chamados para abertura oficial do I Colóquio Internacional Discurso e Mídia na Amazônia – DCIMA o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Emmanuel Tourinho, a coordenadora do evento Ivânia Neves, a vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação de Comunicação (PPGCOM) Netília Seixas, e a diretora adjunta do curso de Letras, Fátima Pessoa.

Orgulhosa pelo sucesso do evento, a professora Ivânia Neves informou que o encontro contará com a participação e trocas de experiências de muitos participantes de várias universidades do Brasil como exemplo da Universidade Federal do Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul dentre outras, além de participantes de outras partes do mundo como Congo, Costa Rica e Espanha. Os inscritos irão apresentar seus trabalhos nos GT’s divididos em 20 grupos que será realizado durante dois dias, 8 e 9 durante o II Encontro de Análise do Discurso na Amazônia – EDIA. 

O professor Emmanuel Tourinho cumprimentou os presentes e destacou o desenvolvimento da pós-graduação no país, mas lamentou o fato de ainda a região norte não participar de forma tão integral dos avanços e investimentos no setor. Diante disso destacou o importante papel que todos que vivem na Amazônia têm em serem protagonistas da pesquisa desenvolvida na região. 

Philippe Dubois e Nilton Milanez
Encerrado as falas é convidado à mesa o pesquisador francês Phillpe Dubois para a palestra. O professor Nilton Milanez, Coordenador do Labedisco da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia é quem realiza a tradução para os participantes. 

Auditório lotado muitos estudantes, pesquisadores, fotógrafos e amantes da arte assistem à conferência.  Phillpe Dubois apresenta suas análises sobre a fotografia e como ela se compõem nos diversos cenários e olhares do campo da arte contemporânea. 

Foto: Irene Almeida
Texto: Lilian Campelo

Um comentário: