quarta-feira, 7 de agosto de 2013

2º mesa debate convergências culturais, estéticas tecnológicas e relações do poder na web.




Nilton Milanez, Ivânia Neves e Simone Hashiguti
Na segunda mesa o debate é centrado em convergências culturais, estéticas tecnológicas e relações do poder na web. Os professores palestrantes são Ivânia Neves - (unama/Ufpa) – A Amazônia através das telas: povos indígenas e convergências culturais; Simone Hashiguti (UFU) - Corporificação e corporeidade na web: presença do olhar e de si por via da fotografia e Nilton Milanez (UESB) - Os quereres e a estética da existência: a Matinta somos todos nós.


Acompanhar as interações da mídia em comunidades tradicionais trouxe para a professora Ivânia Neves um amplo campo de estudo. Saber como a mídia chega até as comunidades indígenas foi o questionamento que norteio o campo de pesquisa. Dentre as experiências que acompanhou nas comunidades ela destaca a chegada da energia elétrica e, por conseguinte os meios de comunicação de massa com os índios Aikewára. 

Dentre as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa Gepai, coordenado pela professora, o grupo analisou alguns perfis indígenas da rede social facebook e resume. “A presença indígena no facebook é bastante heterógena. As práticas culturais são totalmente diversas”. 


A segunda palestrante trata da corporificação e corporeidade na web e pontua que que é necessário se fazer presente no fazer cotidiano nas redes sociais, "não basta apenas criar o login é necessários interagir enquanto sujeito digital", assim explica a professora Simone Hashiguti.


Matinta somos todos nós é um curta-metragem de Fernando Segtowick. A partir do filme o professor Nilton Milanez discutiu a visibilidade do filme e seus regimes.

Foto: Irene Almeida
Texto: Lilian Campelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário